(EM CONSTRUÇÂO)
Para esta primeira oficina da TP3, os seguintes objetivos:
- Reconhecer que já temos intuitivamente, a idéia de gênero textual;
- Discutir a importância de se estudar os gêneros textuais na escola;
- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
- Entender os gêneros textuais como necessidade inerente aos aspectos históricos- sociais.
Na primeira parte, Começando a conversa, as cursistas puderam socializar suas impressões do o Gestar II e do material. Enquanto elas falavam, fui anotando em meu caderno suas considerações.
Sobre o curso, elas o consideraram “muito puxado”, pela falta de tempo enfrentada por cada professor. Mas, apesar disso, estão esperançosas que ao final estejam ainda mais seguras para darem suas aulas.
Revelaram que após a Oficina Introdutória, ficaram um pouco desanimadas e temerosas de não darem conta. Mas que na semana, ao lerem o material, tudo foi se encaixando. Atribuíram o desânimo ao fato de ter sido muito cansativo o encontro anterior pela manhã e à tarde, e dois sábados seguidos de oficinas.
Ao falarem do material demonstraram muita disposição e entusiasmo
Algumas cursistas disseram não concordar com determinadas respostas da TP3, e eu pedi a elas que anotassem, e propus que a discussão das respostas seja uma das atividades do plantão, e elas gostaram da idéia.
Na segunda parte lemos e comentamos rapidamente o texto OS GÊNEROS NA ESCOLA – Uma releitura de Marcuschi da colega formadora-local Janete, sobre a teoria dos gêneros, seu uso na escola, as multimodalidades e suportes.
Pensando no tempo reduzido para o estudo para esta Oficina, as atividades da Oficina 5 da Unidade da TP3 foram substituídas por outra atividade em grupo que suprisse a falta de tempo para o estudo dessa TP. A atividade é a mesma aplicada pela Tamar no nosso curso de formação.
Para tanto dividi a turma em 6 grupos para análise das 6 seções das Unidades 9 e 10 , definindo:
- Objetivos da seção;
- Eixo temático da seção;
- Aspectos teóricos levantados na seção;
- Quais gêneros selecionados na seção e se são adequadas ou não para o trabalho;
- Definir o publico alvo parta a seção (série);
- O que pode ser acrescentado nas atividades e quais aspectos poderiam ser explorados também.
Após o lanche, cada grupo apresentou sucintamente e depois de todas as apresentações, para memorizarem, fiz um resumo geral.
Enfatizei a importância de seguir o mesmo roteiro de análise das seções no momento de produção das atividades para os alunos.
Expliquei também que a metodologia havia sido escolhida exclusivamente para esta oficina, em virtude do menor tempo que elas tiveram. Mas que na oficina seguinte, seguiremos o roteiro pré- estabelecido no final da TP, e que viessem preparadas para o cumprimento das atividades por ela propostas.
A quarta parte foi dedicada à avaliação da oficina, em que pudemos considerar que foram alcançados os objetivos inicialmente propostos, em virtude da metodologia aplicada, que subsidiou um conhecimento mais sólido do conteúdo da TP3, e alicerçando os estudos a partir desse ponto de partida.
Recolhi o relatório da Oficina Introdutória da maioria das cursistas, e recomendei que tentassem sempre estar em dia com as tarefas para não acumular, e não comprometer a avaliação delas.
Combinamos que todas as Lições de Casa serão produzidas em duas vias, para que eu possa ficar com uma, e dar visto e devolver a outra para colocarem no portfólio.
E, que as pastas do portfólio ficarão com elas, e eu irei conferindo. Minha intenção inicial era ficar com as pastas. Mas não temos um espaço para guardá-las na escola em que estão sendo realizadas as oficinas, e não tenho condições de levá-las para casa comigo.
Despedimo-nos ansiosas pelas próximas unidades, com a curiosidade despertada sobre o conceito de tipo e sua inter-relação com gênero, e suas classificações. Entendo que estudaremos cada coisa no seu tempo.
Como Lição de Casa para a oficina do dia 20/06, ficaram as seguintes tarefas:
- Fazer relatório da oficina;
- Ler e estudar as unidades 11 e 12 para o próximo encontro;
- Anotar os pontos relevantes para discussão no próximo encontro, dia 20;
- Aplicar dois avançando na prática: 1 da Unidade 11, e outro da 12.