domingo, 14 de junho de 2009

10. OFICINA 05 – TP 3 – Unidade 10 - 06/06 – GESTAR II

(EM CONSTRUÇÂO)

Para esta primeira oficina da TP3, os seguintes objetivos:

  • Reconhecer que já temos intuitivamente, a idéia de gênero textual;
  • Discutir a importância de se estudar os gêneros textuais na escola;
  • Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
  • Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
  • Entender os gêneros textuais como necessidade inerente aos aspectos históricos- sociais.


Na primeira parte, Começando a conversa, as cursistas puderam socializar suas impressões do o Gestar II e do material. Enquanto elas falavam, fui anotando em meu caderno suas considerações.


Sobre o curso, elas o consideraram “muito puxado”, pela falta de tempo enfrentada por cada professor. Mas, apesar disso, estão esperançosas que ao final estejam ainda mais seguras para darem suas aulas.


Revelaram que após a Oficina Introdutória, ficaram um pouco desanimadas e temerosas de não darem conta. Mas que na semana, ao lerem o material, tudo foi se encaixando. Atribuíram o desânimo ao fato de ter sido muito cansativo o encontro anterior pela manhã e à tarde, e dois sábados seguidos de oficinas.


Ao falarem do material demonstraram muita disposição e entusiasmo em estudá-lo. Sobre ele os comentários que: não há nada de novo, e que é muito bom, muito rico e animador. Que elas realmente sentiram-se como se fosse uma aula escrita. A TP3 tem um vocabulário simples, não tem respostas prontas, destrincha bem os gêneros, revela a necessidade de pesquisa, é bem detalhada, deixa um “gostinho” de estude mais e é adaptada às avaliações sistêmicas.


Algumas cursistas disseram não concordar com determinadas respostas da TP3, e eu pedi a elas que anotassem, e propus que a discussão das respostas seja uma das atividades do plantão, e elas gostaram da idéia.


Na segunda parte lemos e comentamos rapidamente o texto OS GÊNEROS NA ESCOLA – Uma releitura de Marcuschi da colega formadora-local Janete, sobre a teoria dos gêneros, seu uso na escola, as multimodalidades e suportes.


Pensando no tempo reduzido para o estudo para esta Oficina, as atividades da Oficina 5 da Unidade da TP3 foram substituídas por outra atividade em grupo que suprisse a falta de tempo para o estudo dessa TP. A atividade é a mesma aplicada pela Tamar no nosso curso de formação.


Para tanto dividi a turma em 6 grupos para análise das 6 seções das Unidades 9 e 10 , definindo:

  1. Objetivos da seção;
  2. Eixo temático da seção;
  3. Aspectos teóricos levantados na seção;
  4. Quais gêneros selecionados na seção e se são adequadas ou não para o trabalho;
  5. Definir o publico alvo parta a seção (série);
  6. O que pode ser acrescentado nas atividades e quais aspectos poderiam ser explorados também.


Após o lanche, cada grupo apresentou sucintamente e depois de todas as apresentações, para memorizarem, fiz um resumo geral.


Enfatizei a importância de seguir o mesmo roteiro de análise das seções no momento de produção das atividades para os alunos.


Expliquei também que a metodologia havia sido escolhida exclusivamente para esta oficina, em virtude do menor tempo que elas tiveram. Mas que na oficina seguinte, seguiremos o roteiro pré- estabelecido no final da TP, e que viessem preparadas para o cumprimento das atividades por ela propostas.


A quarta parte foi dedicada à avaliação da oficina, em que pudemos considerar que foram alcançados os objetivos inicialmente propostos, em virtude da metodologia aplicada, que subsidiou um conhecimento mais sólido do conteúdo da TP3, e alicerçando os estudos a partir desse ponto de partida.


Recolhi o relatório da Oficina Introdutória da maioria das cursistas, e recomendei que tentassem sempre estar em dia com as tarefas para não acumular, e não comprometer a avaliação delas.

Combinamos que todas as Lições de Casa serão produzidas em duas vias, para que eu possa ficar com uma, e dar visto e devolver a outra para colocarem no portfólio.


E, que as pastas do portfólio ficarão com elas, e eu irei conferindo. Minha intenção inicial era ficar com as pastas. Mas não temos um espaço para guardá-las na escola em que estão sendo realizadas as oficinas, e não tenho condições de levá-las para casa comigo.


Despedimo-nos ansiosas pelas próximas unidades, com a curiosidade despertada sobre o conceito de tipo e sua inter-relação com gênero, e suas classificações. Entendo que estudaremos cada coisa no seu tempo.

Como Lição de Casa para a oficina do dia 20/06, ficaram as seguintes tarefas:

  • Fazer relatório da oficina;
  • Ler e estudar as unidades 11 e 12 para o próximo encontro;
  • Anotar os pontos relevantes para discussão no próximo encontro, dia 20;
  • Aplicar dois avançando na prática: 1 da Unidade 11, e outro da 12.

Nenhum comentário: