segunda-feira, 20 de julho de 2009

11. OFICINA 06– TP 3 – Unidade 12 - 20/06 – GESTAR II

Nem acreditei quando tivemos que marcar esta oficina para o dia 20.

- Dia 20 é meu aniversário!!!

Valeu a pena, ganhei até uma flor

e muitos abraços!


Seguindo a TP, os objetivos propostos para esta oficina foram:

  • Refletir sobre a organização linguística das tipologias textuais:

- Caracterizar as sequências tipológicas: descritivas, narrativas, injutivas, preditivas e dissertativas (expositivas e argumentativas).

  • Observar a inter-relação entre gêneros e tipos textuais:

- Relacionar sequencias tipológicas à classificação de gêneros;

- Analisar sequencias tipológicas em gêneros textuais;

- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

Começamos a conversa resumindo os temas principais das unidades estudadas e compartilhando questionamentos surgidos durante o estudo. Uma das cursistas levantou que na teoria de Marchuschi não há a definição do tipo dissertativo, assim como na TP3, e o conceito de domínio encontrado no autor.

Além disso, as professoras expressaram o quanto aprenderam com essa TP, que traz um estudo aprofundado sobre os tipos textuais e os relaciona bem com os gêneros.

Ao relataram suas experiências com o Avançando na Prática, expuseram a dificuldade de aplicar as atividades em virtude do feriado municipal e das atividades extras em suas escolas. As apresentações giraram mais em torno das atividades de descrição das p. 109 e 124, principalmente daquela: Jogo da descrição. Esse Jogo agradou a todas e seus alunos, que se envolveram muito e ficaram muito empolgados, gritando e tentando adivinhar o objeto descrito pelo colega.

E toda essa empolgação mistura-se com a pressa deles de chegar ao objeto. E muitas vezes isso os leva a tentar adivinhar, sem sequer ouvir e raciocinar de acordo com os detalhes descritos.

O jogo foi muito elogiado, principalmente porque culmina com a produção de um texto de descrição de um objeto de valor pessoal.

As cursistas falaram também do custoso trabalho de levar os estudantes diferenciarem claramente narração de descrição, já que nas atividades os alunos tendiam às vezes a narrar quando pediam-lhes que descrevessem.

Algumas soluções para essa dificuldade foram apresentadas, como uma Caixa da descrição, em que se tenta descobrir o objeto que está dentro; a Pausa Protocolada, o material de Hermínio Sargentim, com orientações de como montar um suspense.

Quanto aos textos instrucionais, consideram difícil a aplicação da atividade com manuais de instrução, e a necessidade de se desenvolver melhor esse tipo textual ao longo do curso.

A Atividade em grupo foi feita por quatro grupos. As atividades da Oficina 5 foram adiadas para esta oficina. Sendo assim, as equipes destinaram-se: uma para o Texto 1 da p. 192 da Oficina: “Poema tirado de uma notícia de jornal”. A segunda equipe para o Texto 2: “Bom dia” também da p. 192 da Oficina 5.

A terceira equipe dedicou-se a letra b da p 194 da Oficina 6, defendendo o texto de Jô Soares como uma Redação Escolar, enquanto a quarta equipe, de acordo com a letra c da contra-argumentava essa tese do texto como Redação Escolar.

Para orientar a discussão o seguinte roteiro:

  1. Pense em outros textos que você conhece bem e compare com esse. O que você pode observar de semelhante? E diferente?
  2. Que gênero serviu de base para o texto? Por que você acha que ele escolheu esse gênero? Que efeito ele procurou com essa escolha?
  3. Que seqüências tipológicas aparecem nesse texto? Destaque duas de cada tipo que você encontrar. Qual é predominante?

As apresentações foram muito proveitosas e objetivas. Foram elaboradas atividades dos textos 1 e 2 da Oficina 5. Como tarefa, as equipes deveriam digitar e me enviar para que todas tenham acesso, através do nosso banco de dados, no Yahoo Grupos.

Quanto ao texto de Jô Soares, houve controvérsias quanto ao gênero do texto, até que, a página 28 do Caderno do Formador, pacificou as discussões e auxiliou no consenso.

No momento de Avaliação da oficina foi unânime o pedido que sempre se dedique maior tempo para as Atividades, por considerarem de grande importância, visto ser o Gestar II o único curso em que encontraram oportunidade para aplicarem o conhecimento simultaneamente ao estudo, e de planejamento de atividades que realmente podem ser usadas nas aulas, com a vantagem do planejamento em grupo.

Por ser o término da TP3, ratificaram o estudo proveitoso, em virtude do material bem escrito e prático. Foi-me pedida uma síntese, através de esquema, dessa TP3, para auxílio em um uso posterior.

Ao falar da próxima unidade discutimos as questões: “Somos todos letrados nesta sala? Vivemos em um país letrado?”. Além disso, houve a especulação do que sabiam sobre Letramento e Alfabetização, e o convite para pensar mais a respeito dessas questões, através das próximas unidades da TP4.

As tarefas para a Oficina do dia 11/07 foram:

  • Fazer MEMORIAL de leitura e de educadoras.
  • Ler e estudar as unidades 13 e 14 da TP4.
  • Anotar os pontos relevantes para discussão no próximo encontro.
  • Aplicar UM Avançando na Prática das unidades 13 e 14.
Nessa Oficina, percebi as cursistas mais tranqüilas e seguras quanto ao curso, além de mais empolgadas e disseram que o curso, não é mais um daqueles cursos que são obrigadas a fazer, e que no final, saem com a sensação de que perderam o tempo. E estão bem mais receptivas à proposta do Gestar II, e se comprometendo com ela.

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