quinta-feira, 11 de junho de 2009

3. Tudo começou...













Quando eu, arrumada, depois de almoçar, esperando a hora de ir para a escola, brincava sentada no chão da sala de televisão, enquanto meu pai assistia ao MGTV.


Estávamos lá, eu e meu brinquedo preferido: uma cartilha que meu pai me deu no meu aniversário, e que eu carregava para cima e para baixo. Então, como de costume, estava lendo e, de repente, eis que a mágica acontece (na minha cabeça foi como mágica)!


Segui juntando b com o, e vi que formou bo. Depois l com a, la. E, bo + la = bola! Testei o processo com outras palavras e foi dando certo. Levantei bem rápido e fui mostrar para meu pai, e sai gritando para a minha mãe, que eu havia aprendido ler. Estava no pré-primário pela segunda vez, porque eu era “do meio do ano”, e tive que repetir o pré.


Hoje, fico impressionada como uma criança de 7 anos tenha gostado tanto de ganhar uma cartilha. E agora, escrevendo, senti uma saudade da minha cartilhinha, e resolvi procurá-la no Google. E não é que a encontrei?!

Reconheci-a pelos desenhos e pelos exercícios. E soube um pouquinho da sua história. Dentre os vários links, selecionei dois:

1. Blog Vassourando

2. Wikipédia


Aprender ler foi uma grande conquista para mim, e sempre fui leitora assídua. Li sempre. Da 1ª a 4ª série, adorava as aulas que a professora levava a turma para a biblioteca e ainda tenho imagens de um livrinho que li na 3ª série de uns pássaros que saem e voltam para casa.


No ensino fundamental, semanalmente pegava livros na biblioteca do Colégio Tiradentes, onde estudei. Romances, contos, crônicas. Todos da série Vagalume e da coleção Para Gostar de Ler.


Mas, desde que aprendi ler, o livro mais lido por mim é a Bíblia. Diariamente. Gosto de lê-la, estudá-la, entendê-la. Gosto muito das novas traduções, principalmente a Nova Linguagem de Hoje, que clarifica algumas palavras que eu não entendia muito bem, e são adaptadas ao contexto atual.


Dos autores cristãos gosto de muitos, como Max Luccado. E o meu preferido é C.S.Lewis, muito conhecido pelas Crônicas de Nárnia (eu não li todas elas, prefiro outras obras dele. Mas minha mãe ama as crônicas e está acabando de lê-las).


Além deles tenho “o meu gordinho” favorito, que bem sabem meus alunos: Luís Fernando Veríssimo. E Drummond.


Para mim, conseguir citar quatro autores preferidos é uma vitória, rs. Eu tenho tantos! Mas, esses são os que estou sempre lendo, juntamente com outros. Digamos que são “os de sempre”.


Aos poucos tenho montado a minha biblioteca. Gosto de comprar livros, de tê-los. E não muito de emprestá-los, rs. É que nem todo mundo devolve livros. E eles são bem carinhos.


Há três revistas das quais também não abro mão:a Nova Escola, que muito enriquece minha prática pedagógica; a Vida Simples, que foi uma grande descoberta para mim e a Ultimato, do coração.


Tanto quanto gosto de ler, gosto de escrever. Desde pequena também. Na 4ª série, ganhei um concurso de redação municipal. No Colégio Tiradentes, ganhei outros dois. Engraçado, agora percebo que parei por ai. Atualmente, o máximo que faço é participar de vez em quando do Psiu Poético, expondo alguns dos meus poemas. Pensando bem, seria interessante participar de outros concursos. Verei isso!


Deu para perceber que tenho uma ligação muito forte com as palavras. É por isso que gosto tanto de ler e escrever. Sou muito “verbal”, rs. (O tamanho desse texto confirma isso). Amo quando acabo de escrever um texto e fico orgulhosa de tê-lo escrito. E amo mais ainda quando leio um texto que gosto muito, e fico “morrendo de inveja”, pensando: “por que não fui eu que escrevi esse texto?”.

Nenhum comentário: