- Aprender redigir o projeto aos moldes do Gestar II
- Recital de poemas pelas formadoras
- Recital de poemas pelas cursistas que desejarem
- Música Anjos da Guarda
- Entrega de pirulitos
- Explicação do novo Cronograma (datas)
- Recebimento termos de compromisso;
- Leitura da Circular DCRH/SRH N° 132/2009 de 19 de outubro de 2009.
- Distribuir texto sobre as orientações:
2- JUSTIFICATIVA (Apresentação – Problemática) - Exposição das razões do projeto. A justificativa do tema envolve motivos de ordem teórica e prática. È fundamental que se comprove a necessidade do trabalho a ser desenvolvido e também o esclarecimento acerca daquilo que motivou o desenvolvimento do projeto. Neste momento, expõe-se ou identifica-se o problema, ou seja, a problematização ou situação-problema a ser observada e resolvida com o desenvolvimento do projeto. Devem-se apresentar também as contribuições e o provável avanço que se pretende alcançar.
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICOS – Os conceitos e teorias que orientarão, darão base a todas as ações desenvolvidas ou que despertaram a necessidade do projeto.
4- OBJETIVOS
4. I: GERAL: É aquele que dá visão geral do assunto do projeto. Expõe-se exatamente o que se pretende com o projeto. Está diretamente relacionado à problematização. (O objetivo é apresentado com verbos no infinitivo e sempre na perspectiva das ações dos sujeitos envolvidos.).
4.2: ESPECÍFICOS: ligam-se ao Geral, porem, com exposição especifica. Além do ponto central do projeto, devem-se esclarecer os elementos que o cercam e facilitar o alcance do objetivo geral. Ex:. Desenvolver a prática de leitura entre os adolescentes (geral). Ler textos voltados a adolescentes. (específico)
METODOLOGIA: Informa os meios (ações) empregados para se alcançar os objetivos propostos, isto é, estabelece o procedimento tomado para a eficácia na resolução do problema.
CRONOGRAMA: Define as etapas de desenvolvimento do projeto e seus respectivos prazos.
IMPORTANTE: O projeto pedagógico é desenvolvido , na maioria das vezes, para resolver problemas relacionados à aprendizagem, disciplina ou socialização. Dessa forma, ele se atem a uma realidade que deve ser obedecida pelas condições e propósitos dos atores envolvidos.
- Discutir cada passo;
- Propor o esqueleto do projeto das cursistas.
4. Avaliação da oficina
A oficina atendeu seu objetivo de esclarecer, e ensinar produzir ou adequar um projeto aos moldes do Gestar II. Além de discutirmos detalhadamente cada passo, auxiliadas pelo Caderno do Formador, pudemos visualizar a teoria com exemplos de projetos das cursistas e outros levados para a oficina.
As cursistas avaliaram como muito proveitoso o estudo em conjunto, principalmente pela troca de experiência, dos projetos que estão desenvolvendo e demonstraram-se encorajadas e finalizar a redação do projeto com as devidas correções.
5. Encerramento e despedida
Nenhum comentário:
Postar um comentário