Objetivos:
- Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
- Analisar mecanismos de coesão referencial;
- Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
- Relacionar os conceitos do TP5 com o filme “Narradores de Javé”.
1. Assistir ao filme “Narradores de Javé”
2. Atividade em grupo
- Divisão da turma em grupos segundo a série que dão aula
- Responder as perguntas:
- Qual o papel do escriba naquela comunidade?
- Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.
- Como vocês percebem a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
- Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
- Aponte as marcas estilísticas dos narradores.
- Como a coerência é construída no filme?
- Há coesão em narradores de javé? Justifique sua resposta.
- Que elementos de textualidades são apresentados no filme?
4. Compartilhar das discussões com as outras cursistas de todas as turmas de Língua Portuguesa.
5. Tarefas para o próximo encontro
6. Despedida.
Esse encontro foi muito prazeroso. As cursistas se divertiram com o filme, e participaram efetivamente da discussão com os assuntos da TP.
Além de mudar a rotina, essa oficina possibilitou-nos voltar em conceitos de TPs estudadas anteriormente e que no primeiro estudo, não tinham feito tanto sentido.
Apesar da chateação de ter que adiar o filme, assisti-lo nessa oficina foi muito melhor, porque pudemos tratar do TP5 todo.
Estar com as colegas-formadoras e suas cursistas também foi muito bom e enriquecedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário