segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

OFICINA 10 - TP 5- 26-09



Objetivos:

  • Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
  • Analisar mecanismos de coesão referencial;
  •  Analisar mecanismos de coesão seqüencial.
  • Relacionar os conceitos do TP5 com o filme “Narradores de Javé”.



1. Assistir ao filme “Narradores de Javé”

                      
2.  Atividade em grupo

  •     Divisão da turma em grupos segundo a série que dão aula
  •    Responder as perguntas:

  1. Qual o papel do escriba naquela comunidade?
  2. Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba. 
  3. Como  vocês percebem a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
  4. Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
  5. Aponte as marcas estilísticas  dos narradores.
  6. Como a coerência é construída no filme?
  7. Há coesão em narradores de javé? Justifique sua resposta.
  8. Que elementos de textualidades são apresentados no filme?


4. Compartilhar das discussões com as outras cursistas de todas as turmas de Língua Portuguesa.



5. Tarefas para o próximo encontro 


6. Despedida.


 Esse encontro foi muito prazeroso. As cursistas se divertiram com o filme, e participaram efetivamente da discussão com os assuntos da TP.
Além de mudar a rotina, essa oficina possibilitou-nos voltar em conceitos de TPs estudadas anteriormente e que no primeiro estudo, não tinham feito tanto sentido.
Apesar da chateação de ter que adiar o filme, assisti-lo nessa oficina foi muito melhor, porque pudemos tratar do TP5 todo.
    Estar com as colegas-formadoras e suas cursistas também foi muito bom e enriquecedor.

Nenhum comentário: