Objetivos:
- Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.
- Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos
Parte I –Avançando na Prática ( 7:30 – 8:30)
A socialização dos Avançando foi bem proveitoso, porque as cursistas incrementaram as atividades, deixando-as muito divertidas. Uma das cursistas, trabalhou o texto argumentativo, pedindo aos seus alunos que criassem propagandas para coisas impossíveis.
Ex.: Vender um pente para uma cidade onde todos eram carecas;
Vender um aspirador de pó para uma cidade submarina ...
Todas rimos muito e ficamos empolgadas em trabalhar essa atividade com nossos alunos no próximo ano.
Parte III - Atividade – trabalho em grupo (8:30 – 10:00)
Trabalho
1- Responder às atividades relacionadas às páginas indicadas
2- Organizar a apresentação das discussões do TP (esquema)
3- Elaborar um parágrafo, utilizando o tipo de argumento solicitado
Tese: O cuidado com a saúde física e o gerenciamento da estética corporal tem feito do corpo uma importante fonte de preocupações no século XXI.
Grupo 1- argumentos baseados no senso comum ou no consenso (p. 25-27)
Grupo 2 – argumentos baseados em provas concretas (p. 28-30)
Grupo 3 – argumentação por exemplo (p. 30-32)
Grupo 4 – argumento de autoridade (p. 32-34)
Grupo 5 – argumentos por raciocínio lógico (p. 34-36)
Socialização (10:00 min.)
Fiz uma adaptação dessa oficina trocando a análise do livro literário pela atividade proposta pelo pessoa de Aracaju, que estava no cd dado por Tamar, porque ao estudarem esse TP, as cursistas sentiram a necessidade de aprofundar mais na teoria do texto argumentativo, em virtude de ser ele o que os alunos aprensetam maiores dificuldades de aprendizado.
Com a discussão de cada tipo de argumento, sentimos que seria interessante, explicar para os alunos na mesma sequencia.
Parte IV - Avaliação
As cursistas apreciaram muito essa oficina e disseram ter aprendido muito, e que para o próximo ano, seus planos de curso ficarão mais voltados para o que tem aprendido no Gestar, e principalmente, que estarão atentas a necessidade de desenvolver textos argumentativos desde a 5ª série, de acordo com a maturidade dos alunos. Trabalhando aspectos simples como textos para pedir o pai para sair...
Parte V – Confraternização
Lanche coletivo e amigo oculto da hora
Esse momento de despedida foi muito alegre, e com a revelação do amigo-oculto da hora, pudemos revelar as impressões que tivemos umas das outras e como foram mudando, e a necessidade que temos de estar nos encontros, e como a convivência tem sido enriquecedora.
E para 2010, estão animadas a continuarem firmes estudando os TPs, aplicando os Avançando, fazendo os seus relatos, e comparecendo as Oficinas.
Até aqui o que deixaram claro é que fazer o Gestar II tem valido a pena
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