terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Autoavaliação

Então, o Gestar...

Esse ano de 2009 foi complicado, e sinceramente, em muitos dias, parecia que não valia a pena continuar.
Dentre tantos benefícios do GestarII, o primeiro que quero citar, é o de renovar as forças. Um fôlego para continuar. Isso através, principalmente, do convívio com as colegas formadoras e com as cursistas.
Sinto-me grata porque desde o início, o meu relacionamento com as cursistas foi sempre amigável. E impressiona-me a confiança que têm em mim, mesmo eu sendo a caçula da turma.
Não sinto que confiem em meu conhecimento. Alguns sabem muito mais do que eu. Mas, aceitam meus palpites, minhas opiniões, meus direcionamentos.
Talvez porque eu tenha dito desde o início que o que nos diferenciava era apenas um curso de formação. Eu também tinha que estudar os TPs como elas. Meu papel no grupo era de direcionar os estudos, acompanhar, ajudar, e avaliar.
Espero que eu tenha conseguido deixar bem claro, o quanto as admiro e acredito nelas. E quanto aprendo e me espelho nas suas práticas.
Confesso que as vezes fui bem exigente. Mas sinto que também soube ser mais flexível e compreensiva.
A "minha" turma do GestarII é um grande presente. São professoras criativas, estudiosas, caprichosas, animadas, persistentes, comprometidas.
Elas têm influenciado muito minha jornada como educadora. Aliás, cada uma de nós tem sido bem moldada pelo GestarII.
As formações que recebemos foram muito importante para desenvolver o curso. Claro que o tempo não é suficiente para tudo que queremos. Mas foi suficiente para o que precisamos. Não puderam respoder tooodos os nossos questionamentos, mas foram bem norteadoras.
Não há como não usar a expressão divisor de águas para o GestarII. É bem clara a mudança na nossa prática pedagógica e nossa cosmovisão, já que direciona nosso olhar para um estudo da língua não mais privilegiando a norma culta, e sim atentando para as variantes.
Os gêneros são a tão esperada solução para as produções de texto. A partir deles, fica claro qual linguagem será usada, e orienta todas as outras decisões no momento da escrita.
Não é sem motivo que o material do GestarII é repetitivamente elogiado. Seu conteúdo é aprofundado, mas sem ser teórico demais. E é perfeitamente aplicável ao nosso cotidiano. As atividades propostas são atraentes e prazeirosamente desenvolvida pelos alunos.
Estar no GestarII tem valido muito a pena para mim. Sinto-me privilegiada. Porque atende nossos anseios. É uma ferramenta de estudo. É um constante compartilhar de experiências, material, alegrias, ansiedades, e vivências.

Esse videozinho ajuda a me expressar:

Nenhum comentário: