segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

OFICINA 11 - TP 6- 14-11

Objetivo:

  • Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.

Parte I – Começando a conversa – Analisar a frase: “Somos seres argumentativos [...] usamos a linguagem para agir sobre o outro: para convencê-lo a se comportar como desejamos.”

Discutir as implicações nas relações de poder; na formação da cidadania; no desenvolvimento humano

2. Parte III - Atividade

  • Desenvolver uma crônica a partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar em grupos.
  • Ler o trecho da crônica, planejar e escrever como o impasse foi resolvido.
  • Escolher um membro para anotar todas as tomadas de decisão, durante a escrita do texto.
  • Apresentação e discussão sobre a importância do desenvolvimento do conhecimento de estratégias e das tomadas de decisão na nossa escrita, para podermos ajudar os alunos a se tornarem escritores autônomos.
  • Fazer um planejamento para a utilização desta crônica em sala de aula, para trabalhar aspectos da escrita e planejamento com os alunos
  • Apresentação dos planejamentos.

3. Avaliação da oficina

Este TP foi muito bem recebido pelas cursistas, porque responde a muitos questionamentos de como trabalhar textos argumentativos, com os quais os alunos apresentam maiores dificuldades.

A discussão dos Avançando na Prática foi adiada para a oficina do dia 12/12 em virtude de uma semana de prazo entre a oficina anterior e esta.

As cursistas se empolgaram muito com a atividade. Fizeram a análise do texto com muita disposição e produziram textos bem criativos, assim como os roteiros de aulas para os alunos.

Sentimos a necessidade de aprofundar um pouco mais no estudo do TP na próxima oficina, trabalhar mais os conceitos nele apresentados.


4. Tarefas para o próximo encontro

5. Despedida.



Nenhum comentário: