Objetivo:
- Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.
Parte I – Começando a conversa – Analisar a frase: “Somos seres argumentativos [...] usamos a linguagem para agir sobre o outro: para convencê-lo a se comportar como desejamos.”
Discutir as implicações nas relações de poder; na formação da cidadania; no desenvolvimento humano
2. Parte III - Atividade
- Desenvolver uma crônica a partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar em grupos.
- Ler o trecho da crônica, planejar e escrever como o impasse foi resolvido.
- Escolher um membro para anotar todas as tomadas de decisão, durante a escrita do texto.
- Apresentação e discussão sobre a importância do desenvolvimento do conhecimento de estratégias e das tomadas de decisão na nossa escrita, para podermos ajudar os alunos a se tornarem escritores autônomos.
- Fazer um planejamento para a utilização desta crônica em sala de aula, para trabalhar aspectos da escrita e planejamento com os alunos
- Apresentação dos planejamentos.
3. Avaliação da oficina
Este TP foi muito bem recebido pelas cursistas, porque responde a muitos questionamentos de como trabalhar textos argumentativos, com os quais os alunos apresentam maiores dificuldades.
A discussão dos Avançando na Prática foi adiada para a oficina do dia 12/12 em virtude de uma semana de prazo entre a oficina anterior e esta.
As cursistas se empolgaram muito com a atividade. Fizeram a análise do texto com muita disposição e produziram textos bem criativos, assim como os roteiros de aulas para os alunos.
4. Tarefas para o próximo encontro
5. Despedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário