segunda-feira, 7 de setembro de 2009

13. OFICINA 08– TP 4 – Unidade 15 - 15/08 – GESTAR II

Objetivos:

  • Desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.

Ao estudarmos e prepararmos para mais esta oficina, o nosso grupo de estudo (as seis formadoras de Português de Moc) resolvemos que está na hora de incrementar um pouco os encontros com as cursistas. Pensando nisso, resolvi iniciar nossa conversa com a Dinâmica (criada por mim) do Bombom Fofão. Funcionou da seguinte forma:

1. Coloquei uma caixa vermelha no centro da sala, à vista de todas.

2. Conversamos um pouco sobre as lembranças da infância, e cada um citou alguma coisa que a transportava para os tempos de criança, trazendo sensações agradáveis ou não. Algum cheiro, som, sabor, imagem.

3. Abri a caixa vermelha e distribui um bombom embrulhado apenas com papel alumínio, e só permiti comerem depois que todas tivessem recebido, e elas comeram todas juntas.

4. Perguntei se era bom e pedi para adivinharem que bombom era, e elas foram tentando até conseguir. Uma cursista até pensou que fosse um Sonho de Valsa.

5. Depois de descoberto que era um Bombom Fofão, expliquei qual minha intenção.

Fiz um paralelo entre o bombom e o texto. Chamei a atenção delas, de quem muitas vezes, é nosso dever apresentar textos aos nossos alunos que eles não apreciam. Igual ao Bombom Fofão, que segundo algumas pesquisas que fiz na internet, muitas pessoas odeiam. Dessa forma, temos que preparar nosso aluno para receber alguns textos, em vez de fazê-los engoli-los à força.

Comentei que o “sabor do texto” é subjetivo, assim como o bombom, que para algumas foi muito saboroso, a ponto de se assemelhar a um Sonho de Valsa.

Assim, como para mim, um Bombom Fofão remete a minha infância, um texto pode ativar muitas sensações nos leitores de nossas salas de aula, e cabe a nós conduzir esse contato.

Então, enfocamos a importância das perguntas que elaboramos sobre um texto, a necessidade de nos relacionarmos com nossos alunos para conhecê-los em qual etapa estão do processo de leitura e escrita.

Sobre os Avançando na Prática, houve uma dificuldade de aplicá-los em virtude do adiamento do retorno das aulas, em função da Gripe A, e por isso tive que ampliar o prazo para que atualizassem suas Lições de Casa.

Das que conseguiram aplicar, ouvimos os relatos, e sugestões para aquelas que ainda iriam fazê-lo. Como a TP, enfoca bastante a produção textual, as demonstrações dos Avançando (sequência a um diário, reescrita de um texto sobre ecologia, e ordenação dos parágrafos de um texto) suscitou uma angústia compartilhada pela maioria de nós, que gira em torno da nossa correção do texto do aluno ser proveitosa para seu desenvolvimento como escritor.

Apaziguou nossos corações compartilhar exemplos que são práticos e eficazes. Concluímos que a melhor correção é aquela que retorna o mais rápido possível para o aluno, e que trata de objetivos pré-determinados antes mesmo da escrita do texto.

A Atividade em grupo foi muito bem aproveitada pelas cursistas que interpretaram corretamente a imagem das crianças com as profissões, e propuseram sequências didáticas muito criativas e pertinentes para seus alunos. Estas também irão para o nosso banco de atividades.

Esta oficina foi uma das que mais trabalhamos os conceitos da TP. Ela cumpriu bem o objetivo do Gestar de ressignificação da nossa prática pedagógica, através da troca de experiência da aplicação dos conceitos teóricos nela abordados.

O único impasse que se deu foi quanto ao Termo de Compromisso do Cursistas, que muitas se negaram a assinar, por não concordarem com o desligamento do Plano de Desenvolvimento da SEE, que corresponde à limitação de participar de outras possíveis ações de capacitação, formação continuada e educação. Consideraram uma punição muito severa, e o termo fora de tempo, visto que já houve algumas desistências, e elas, que permaneceram até aqui, seriam penalizadas e as outras não. Alegaram que o tempo oportuno para ser apresentado esse termo, era no primeiro encontro do Gestar II, ou seja, na Oficina Introdutória do dia 30/05.

A questão está pendente ainda, esperando uma solução da SEE.

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